Airbnb é uma rede social que faz a ponte entre pessoas que tem uma casa, um andar, um quarto, uma cama ou até um sofa para alugar, aqueles que procuram um local mais barato, ou mais caseiro para ficar.
“Através das suas experiências no Airbnb, convidados e anfitriões criam verdadeiras amizades de todos os cantos do mundo”, diz o site.
A realidade é que já tinha ouvido muito falar sobre o serviço da Airbnb, especialmente quando uma casa foi destruida por um hospede e rapidamente todos apreceberam-se dos riscos inerentes a este tipo de serviço.
Mas rapidamente, Airbnb conseguiu resolver algumas questões, especialmeente no que concerne à responsabilidade de cada um. Caso tenha curiosidade, pode pesquisar na sua própria cidade é ver o que já existe em termos de oferta, como é o caso de Lisboa.
Através dos numeros publicados pela própria Airbnb, ficamos a saber o que eles têm conseguido após terem angariado $112 milhões de USD, avaliando a empresa em mais de $1 bilião de USD – mais outro sucesso da Web.
Em 2011, 5 milhões de noites foram compradas/vendidas através do sistema, com uma grande proporção (4 milhões) no estrangeiro. O seu sucesso em termos quantitativos não se pode comparar com o qualitativo dado que a empresa não divulga o número de queixas recebidas, somente dizendo que “o número é muito inferior aquele que antecipavam”.
Brian Chesky, CEO e cofundador da Airbnb, demonstrou o seu entusiasmo em atingir 5 milhões de noites num ano, demonstrando assim a procura e oferta que existe pelo mundo fora.
Deixamos aqui alguns dos números divulgados:
- – 100,000 propriedades disponíveis,
- – Em 192 países
- – Recebe 3% de comissão de cada transacção
- – Hospedes são cobrados 6% a 12% como booking fee
- – Mais de 75% das reservas foram efectuadas fora dos Estados Unidos
- – Numero de propriedades aumentou 166% em 2911
- – 70% das propriedades são agora fora dos Estados Unidos
- – Em 2011, Airbnb adicionou um serviço de apoio ao cliente em 16 linguas atraves de email, chat e números locais gratuitos
- – A empresa efectuou 40 alterações em 2011 para construir uma maior confiança e segurança com o serviço
- – Airbnb tem escritórios em São Francisco, Hamburg, Berlin e Londres, com mais 6 previstos muito em breve
Veja como o serviço funciona:
httpv://www.youtube.com/watch?v=SaOFuW011G8
Leave a Reply