Não é segredo nenhum que o iPad foi um estrondoso sucesso. Não só como um Blue Ocean Strategy mas de igual forma no cumprimento da promessa e das altas expectativas criadas pela própria Apple. Para os seus concorrentes, pouco ficou para inventar – agora só resta o preço e é ai que a Apple mais uma vez domina o mercado. O nível de perfeição bem como o efeito aspiracional garante uma dominação do mercado. Afinal quem não quer um iPad?
Com mais um sucesso, Apple derrubou em 2010, a empresa rival de tecnologia, a Google, para se tornar a marca mais poderosa do mundo, conforme o inquérito da Millward Brown.
Com um crescimento estimado em 84% de 2009 para 2010, no valor da marca para um valor total de € 106,5 Biliões, Apple sobe de 3º lugar para ocupar o 1º lugar na tabela Brandz. Apple acabou assim com os 4 anos consecutivos da Google.
Outros não foram tão fortunados. A crise no México com a BP determinou uma queda de 30 lugares, ou seja 27%, para ocupar o lugar numero 64.
“Foi mesmo o iPad que definiu a ascensão da Apple para o primeiro lugar, embora o iPhone continua com um crescimento invejoso, assim como o ecossistema das apps” disse Peter Walshe, director global da Brandz Report.
O relatório da Millward Brown equilibra o poder da marca com o desempenho financeiro, demonstrando a insignificância da ausência de Steve Jobs por razões de saúde. A realidade é que a Apple detém agora de uma linha inédita de produtos que gozam de uma sólida reputação construída no design, usabilidade e integração. Só não forma vendidos mais iPads pela falta da capacidade de ir ao encontro da procura.
Em termos de “desejo”, a Apple afigura nos top 10 do mundo e numa escala de “buzz” – tomando em consideração blogues, fóruns e tweets – destaca-se em 4º lugar atrás da Google, Facebook e Microsoft. Podemos assim assumir que os seus resultados financeiros foram fulcrais para atingir o primeiro lugar da tabela.
Pela primeira vez, Facebook entrou na lista diretamente para o lugar 35 após um crescimento de 246%. Só o tempo dirá se os seus resultados financeiros a catapulta para os top 5.
Os derrotados incluem Nokia e Nintendo ocupando agora os respectivos lugares 81 e 79.
As 10 Mais Valiosas Marcas Globais
- Apple
- IBM
- McDonald’s
- Microsoft
- Coca Cola
- AT&T
- Marlboro
- China Mobile
- GE
Leave a Reply