A IBM publicou o seu estudo “Midmarket Insights from the Global Chief Marketing Officer Study” revelando que CMOs estão a conseguir equilibrar o investimento em soluções que gerem eficiências com aquelas que melhoram o processo de decisão, aumentam a colaboração e sustentam relações de melhor qualidade com o cliente.
O objectivo deste estudo foi de verificar a forma como CMOs estão ajudar as suas empresas a lidar com as mudanças que estão a alterar o mundo dos negócios. Através de entrevistas pessoais com 1,734 CMOs em 64 países, incluindo 88 líderes de marketing de empresas de média dimensão, o estudo revelou o seguinte:
- CMOs têm presentemente 4 desafios:
- Excesso de informação (data)
- Social Media
- Proliferação de canais e dispositivos
- Deslocamento demográfico dos consumidores
Para responder a estes desafios, CMOs estão a concentrar-se em compreender a audiência bem como os mercados, determinar como toda a informação pode ajudar a criar relações com os clientes, compreender como se consegue fortalecer a identidade da marca e lealdade do cliente bem como demonstrar o ROI (return on investment) do marketing executado.
- CMOs identificaram 3 principais imperativos que lhes permitem responder aos desafios de marketing no mundo complexo atual:
- Necessitam de compreender e criar valor para os seus clientes mais ativos (empowerment)
- Criar relações duradouras com esses clientes
- Medir a contribuição do markerting ao negocio de forma relevante e quantitativa.
- Perante estes desafios, os CMOs sentem-se mal preparados para os enfrentar. Perante o excesso de informação, a dimensão de social media, o aumento de canais e dispositivos e a alteração demográfica do seu cliente, ainda têm que lidar com a diminuição de lealdade do cliente perante todo o ruído e demasiadas opções no mercado.
- Em vez de compreenderem o individuo, as empresas continuam a estudar mercados e segmentos. 80% de CMOs continuam a depender em fontes de informação tradicionais, como por exemplo benchmarking e market research, para tomarem decisões estratégicas.
- Em todas as industrias, as 2 principais barreiras à adopção de novas tecnologias e ferramentas são:
- Custo (82%)
- Incerteza do ROI (60%)
- Na era digital, as organizações têm que conhecer melhor os seus clientes e têm de agir rapidamente com base neste conhecimento. Com a mudança para tecnologias digitais, aumentando a lealdade e advocacia dos clientes, tornou-se a sua nova prioridade.
- Sessenta e três porcento dos inqueridos acreditam que ROI é e continuará a ser, a principal medida de sucesso. Para empresas de maior dimensão, a percentagem sobe para 74%.
- A maioria de CMOs utilizam as parcerias para ampliar as suas atividades promocionais. Durante os próximos 3 anos, CMOs irão utilizar recursos externos para desenvolver as suas comunidades online, gerir os seus procedimentos de contactos de venda e lead generation bem como para a elaboração e gestão de eventos.
Informação útil para free lancers, consultores e agências que procuram trabalhar com clientes de média grande dimensão.
[…] http://www.tudomudou.com/2012/05/10/estudo-da-ibm-a-cmos-revela-roi-a-metrica-mais-importante-dos-pr… Share this:TwitterFacebookGostar disto:GostoBe the first to like this […]