Com toda a conversa em torno do IPO do Facebook e dos milhões de utilizadores que partilham, comentam e acedem às redes sociais, é fácil esquecer que existe algo além da rede social online.
NM Incite, uma empresa da Nielsen/McKinsey, monitorizou mais de 180 milhões de blogues pelo mundo fora, um crescimento acentuado dos 36 milhões em 2006, e verificou que de facto pouca importância é dada aos blogues e a sua contribuição para o buzz online.
As suas conclusões são interessantes:
- – a maioria de bloggers são mulheres
- – metade dos bloggers têm entre 18-34 anos
- – 1 em 3 bloggers são mães (mommy bloggers)
- – metade dos bloggers são pais com filhos com menos de 18 anos
- – blogger têm um elevado nível de educação: 70% são licenciados
Os números são também impressionantes se tivermos em conta o esforço que é manter um blogue – 6,7 milhões de blogues estão ativos e uns outros 12 milhões escrevem blogues utilizando as redes sociais.
Curioso é que este perfil de cibernauta acaba por interessar e muito às marcas dado que são aqueles que estão ativos em social media, duas vezes mais inclinados a publicar, comentar vídeos em sites como o YouTube e quase 3 vezes mais inclinados a publicar em fóruns no ultimo mês.
As plataformas principais de blogging são a Blogger, WordPress e Tumblr com a Blogger a registar o maior numero de blogues com 48 milhões de visitas nos Estados Unidos em Outubro de 2011. Tumblr, como reportámos aqui, é a plataforma com maior crescimento muito pela sua simplicidade e capacidade de personalização.
Estas três plataformas têm mais de 80 milhões de visitas únicas por mês, chegando assim a cada 1 em 4 utilizadores online nos Estados Unidos. É estranho então ver que a maioria das empresas não têm um blogue, atualizado, a melhor ferramenta para combater qualquer crise online de reputação e/ou PR.
Leave a Reply