Lisboa lança a 1ª competição Mundial de Open-data Apps, com aceleração de Startups
Lisboa, 12 março 2013 – atenção, este não é um press release tradicional, tirando o facto de começar com data e com um título apelativo.
Lisboa precisa da sua ajuda para desenvolver apps inovadoras e criativas, que melhorem a vida daqueles que vivem, trabalham e visitam a capital. Os participantes recebem acompanhamento, apoio, serviços, e competem por mais de 200k € em prémios.
Lisbon BIG Apps não se trata de uma competição normal. É uma caça aberta pelos melhores hackers e empreendedores que queiram acrescentar valor aos habitantes e turistas de Lisboa. Os participantes procurarão identificar uma necessidade real, algo que ainda esteja por resolver, algo como “Por que é que ninguém pensou nisto antes?!” .
Lisbon BIG Apps quer assegurar que qualquer participante tem acesso aos conhecimentos necessários para criar grandes ideias. Para isso, juntou algumas das melhores práticas e conhecimentos do mercado, para estimular e inspirar a criatividade dos participantes.
Depois de uma fase inicial de candidaturas, serão selecionados os 15 melhores participantes para a fase de desenvolvimento. Para que não se sintam isolados ou encurralados num desafio específico, terão apoio individualizado de especialistas em mobile. Haverá ainda três dias abertos para ajudar a ultrapassar os obstáculos enfrentados, ou simplesmente para enriquecer as ideias BIG desenvolvidas até então.
Na recta final, tendo-se transitado de uma ideia BIG para a realidade, o doce sabor da vitória começa a aproximar-se… mas ainda está distante.
Sabendo que a maioria das startups falha redondamente 24 horas antes do demo day, a Lisbon BIG Apps organiza um App-Athon de 2 dias intensivos, em que os participantes são acompanhados e preparados por mentores de referência nacionais e internacionais, para o grande dia da competição final.
Dos 15 concorrentes que participam na competição final – que terá lugar na BIG Conf – 3 sairão vencedores, recolhendo os prémios e passando à fase seguinte. Os restantes participantes têm ainda oportunidade de convencer um grupo de investidores.
Lisbon BIG Apps acredita que Big Ideas Grow, e por isso disponibiliza ferramentas, inspiração e palco, para que os pioneiros possam crescer como se não houvesse amanhã. Vários parceiros terão um papel fundamental para empurrar estas ideias BIG para a frente.
A Vodafone Portugal ajuda as ideias vencedoras BIG a alcançarem uma audiência grande, através dos seus parceiros, das suas campanhas online e dos seus canais internos e externos. A Vodafone App Factory dá este grande pontapé de saída, deixando depois o caminho aberto para que a startup avance.
Para além deste apoio, a Softlayer – outro grande parceiro desta aventura – ajudará os vencedores a desenvolverem a sua capacidade de empreendedorismo e de sucesso, através do Catalyst Startup Program.
E como se não bastasse estes apoios, o Tec Labs – uma incubadora de referência no coração de Lisboa – dará casa durante 4 a 6 meses a cada startup, bem como acompanhamento até que cada ideia BIG esteja pronta para ver a luz do dia.
No fundo, tudo quanto uma startup precisa para assegurar uma excitante e inesquecível estadia numa das cidades mais bonitas do mundo.
Bem dissemos que isto ia ser… BIG.
Junte-se a nós e espalhe a paixão em #LisbonBIG
[alert style=”grey”] Disclaimer: TudoMudou é parceiro da iniciativa LisboaBIGApps, Nuno Machado Lopes faz parte da organização e do Juri. [/alert]
Imagem: RedBubble – buy the t-shirt
Leave a Reply