David Jones é atualmente um produtor executivo para a equipa da Microsoft de Office Envisioning. David utiliza uma abordagem centrada no design para explorar como a tecnologia poderá no futuro alterar a forma como trabalhamos num futuro próximo.
Através de protótipos e vídeos, David partilha a sua visão de como a nossa vida profissional poderá um dia ser. Com uma experiência de mais de 20 anos em tecnologia e inovação, este é um dos seus vídeos, utilizando tecnologia que irá certamente existir em breve.
[youtube width=”602″ height=”350″ video_id=”a6cNdhOKwi0″]
Envisioning Lab, é onde podemos encontrar David e a sua equipa, todos focados em partilhar as suas ideias com os seus parceiros. O seu interesse é centrado em cenários de produtividade e como os mesmos podem parecer no futuro. Algumas das áreas que trabalham:
- Revolution of Content
- Mobile Computing
- Social As a Pltaform
- Consumers in Control
- Demand for Transparency
- Environmental and Social Responsability
- Arrival of Emerging Economies
- The Efficiency Imperative
- Diverse and Distributed Workforce
- Divide Work Life
- Smart and Connected
- Data Big Data
Todas estas áreas e todos estes tópicos foram e são afetados pela tecnologia, que está há décadas a crescer de forma exponencial. A próxima década não será diferente.
O desafio é a nossa capacidade como humano, ou seja as nossas capacidades, que está limitada – a velocidade a que lemos, mínimo numero de horas que necessitamos para dormir, etc.
Estamos assistir a um distanciamento entre as nossas capacidades e a tecnologia. Velocidade e complexidade da tecnologia começam a criar problemas para quem as utiliza. É que o papel da tecnologia foi sempre de nos ajudar e não demonstrar e identificar os nossos fracassos:
- Tempo
- Atenção
- Relação com aqueles de quem gostamos mais
Todos parecem gostar de assumir o papel de profeta, e David não é diferente. Assim, ficam aqui as suas predições – como os próximos 5-10 vão ser, utilizando tecnologia que vai existir.
Os 3 temas/ideias no vídeo:
- No futuro a informação irá vir ter connosco em vez de nós termos que ir buscar/procurar – Como já comprou a sua viagem e estadia, porque não pode o aeroporto ter um shuttle para lhe levar? No veiculo pode ter informações nos vidros. No seu telemóvel, porque não ter um ID (identificação). Escolheu partilhar a informação e assim o porteiro do hotel, pode ter toda a informação necessária para melhorar a sua vida.
- Ande com o seu escritório consigo – ainda mais e diferentes dispositivos irão existir, mas só leva o seu telemóvel – tudo o resto está no quarto do hotel para que consiga trabalhar, interconectado com a televisão – diferentes relações entre os diferentes dispositivos
- Colaboração remota – através de avatars em 3D, e utilizando a tecnologia de sensores, como o kinect ou algo semelhante. Uma representação digital de si – a mesma tecnologia é utilizada em casa, no vídeo, quando a mãe ajuda remotamente, a filha a encontrar uma receita. Longe mas perto de casa.
O objetivo da Envisioning Lab é de redefinir a produtividade, a forma como as pessoas utilizam tecnologia para ajudar o trabalho a tornar-se mais humano.
O tema principal é: “Love what you do. You are more creative when you are happier.”
Leave a Reply