Conforme alguns estudos, 90% da comunicação é feita através da cor, algo que poderá parecer óbvio e pouco interessante pois a maioria de nós vê e consegue interpretar as diferentes cores.
Mas para daltónicos, a vida complica-se, especialmente quando cada vez mais, as cores são utilizados para ajudar simplificar o excesso de informação a que nós temos acesso.
Miguel Neiva, um designer Português, dedicou os últimos 8 anos a melhorar a vida de daltónicos, criando uma ferramenta universal e intuitiva aplicável a qualquer industria e sector.
O que Miguel encontrou foi algo pouco compreendido que afectava muitas pessoas que não conseguiam ter a mesma qualidade de vida por algo tão simples mas complexo, como interpretar a cor.
Miguel criou o ColorADD®, Color Identification System for Colorblind People, que adiciona símbolos às cores para uma mais fácil interpretação, quer para daltónicos, quer para qualquer outra pessoa. É um sistema tão simples mas eficaz que surgiu após anos de estudos e de um trabalho consistente com inúmeros profissionais, incluindo médicos e especialistas.
Miguel desenvolveu assim o ColorADD Code que consiste em cinco símbolos que representam as principais cores azul, amarelo, vermelho, preto e branco. Dado que as cores secundarias são compostas por misturar as primarias, o mesmo é feito através de símbolos.
Para aqueles, como eu, que ainda não conseguiram criar algo tão poderoso, basta-nos fazer o que está ao nosso alcance – partilhar e dar mérito a quem o merece:
httpv://youtu.be/rYBeM07kcuo
Dica: Pedro Manso
Leave a Reply