Sou defensor do facto que as relações são criadas entre pessoas e não entre marca e consumidores. Sempre achei ridículo as empresas falarem em “seu nome” quando na realidade existe alguém por de trás da voz.
Outra questão tem a ver com a linguagem e tom que utilizam para falar com as pessoas. Acho assim de igual forma estranho ter uma marca a “falar” de forma formal através de meios informais – business speak.
Então imaginem a minha surpresa ao encontrar a conta da SamsungPT_Talks no twitter com os seguintes tweets:
Se por um lado, a linguagem que é utilizada é extremamente informal, ao ponto onde a SamsungPT_Talks responde a um cliente “Tens toda a razão! Não fiz follow-up a essa questão 🙁 Deixa-me ver se tenho resposta e digo-te algo rapidamente. Desculpa.”, por outro lado, toda esta informalidade é perdida no facto que não temos a minima ideia com quem falamos.
Mas um dia depois, essa mesma pessoa despede-se “Olá a todos. Foi um prazer ter estado convosco ao longo destes meses a ajudar com as vossas questões.” e mais tarde explica que “Em breve haverá um novo intermediário neste perfil. Até lá encaminhem todas as questões que tiverem para comunidades@samsungportugal.com.”
Pior é que nem tive oportunidade de utilizar este exemplo nas minhas apresentações mais que uma vez, pois de repente aparece-me a Cátia Neves da SamsungPT_News a seguir a conta do TudoMudou. Mas será que a Cátia sabe que a outra pessoa do SamsungPT_Talks já se foi embora? E qual a diferença entre SamsungPT_Talks e SamsungPT_News?
Fica aqui então as duas hipóteses para quem se quer manter informado sobre a Samsung, so tem que decidir se quer acompanhar as novidades mais recentes (notícias) ou as notícias mais recentes (novidades).
PS Cátia, essa é mesmo a tua fotografia?
Sabiam do estudo em que 53% das Empresas Utilizam Social Media Mas Metade Confessa Não Ter Estrategia?
Leave a Reply