Já devíamos saber que quanto mais automatizamos mais somos penalizados. Mas para aqueles que ainda não sabem, fica aqui um estudo que demonstra o resultado da utilização de ferramentas desenvolvidas para podermos publicar em múltiplas plataformas sem as visitar.
Applum publicou no seu blog um post referente ao estudo que a Edgerank Checker efetuou, demonstrando que auto-posting (publicação automatizada de conteúdo) no Facebook utilizando APIs de terceiros diminui o nível de interação com a audiência na maior rede social do mundo.
Applum comparou 10 diferentes APIs disponíveis para este efeito e verificaram que a sua utilização diminuía o numero de likes e comentários numa média de 80%.
Social RSS foi de todos o que revelou o pior resultado, com um decréscimo de 94%, mas incluído na lista está Hootsuite, TweetDeck e Twitter – isto num estudo de mais de um milhão de actualizações e mais de 50,000 páginas.
As suas conclusões:
- Facebook agrupa múltiplos artigos/posts de cada API deixando o seu pelo meio. Mas o mesmo não é certo para todos dado a existência de uma lista secreta – Facebook White List – que não agrupa certos APIs de alguns dos seus preferidos “parceiros”.
- Facebook penaliza APIs no seu algoritmo dando preferência a conteúdo produzido, publicado e partilhado na própria rede – fotografias, vídeo e links.
- Facebook baixa o nível de importância de conteúdo que não está preparado e optimizado para a sua própria rede. Isto resulta de quem publica o exato mesmo conteúdo no Facebook, LinkedIn, Blogger e Twitter.
Se por um lado não devemos ignorar ou parar de utilizar estas ferramentas, podemos é tomar consciência da falta de impacto que as mesmas possam ter e não nos restringir unicamente a elas. Enquanto Facebook está a testar novas formas de filtrar conteúdo para que o mesmo se torne mais relevante, os que publicam devem de igual forma irem testando algumas das ferramentas que Facebook disponibiliza tais como as listas.
Leave a Reply